Não sou fã de Carnaval e não entendo muito desse universo. Sempre gostei de usar o período desse feriado para focar em trabalhos mais profundos porque, como todo mundo desliga, acaba sendo um momento bem tranquilo pra mim. Mas confesso que acabo pegando vários trechos da apresentação que passa na TV mesmo e gosto de acompanhar quando acho um enredo interessante.

Mas o texto de hoje é pra te mostrar por que persistência é algo importante e por que você não deve desistir no primeiro não, no primeiro tombo, na primeira porta fechada. O Carnaval ensina muito sobre isso. Olha só.

Estava lendo sobre a campeã do Carnaval de São Paulo, o nome da escola é Mancha Verde. Foi a primeira vez que a Mancha ganhou um título. Veja abaixo um gráfico que mostra a trajetória da escola nos últimos 7 anos. Em 2013, a Mancha Verde ficou em décimo terceiro lugar. No ano seguinte, ao invés de evoluir, regrediu e foi rebaixada. No terceiro ano, conseguiu manter a mesma posição de 2013. Em 2016, foi rebaixada novamente. Foi só em 2017, anos depois, que conseguiu uma classificação melhor e ficou em décimo lugar. Em 2018, houve um bom progresso e a escola ocupou a terceira posição para, só agora, em 2019, ser campeã.

E o que podemos aprender com isso? O que podemos tirar de lição dessa história de uma escola de samba? Que empreender é um constante processo de tentativa e erro e, que se você desanimar no primeiro não, não vai mesmo conseguir ir muito longe. Existem dois tipos de empreendedores: aqueles que falham e aqueles que vão falhar. A falha faz parte das inúmeras tentativas em lançar um serviço completo, oferecer um produto bacana, criar um curso atrativo… Mas tudo isso pode ser encarado como aprendizado e, quando você enxerga dessa forma, esse conhecimento te faz ir além. Porque nós vamos melhorando conforme vamos fazendo. É assim que é! Um exemplo: a primeira vez que você tentar sambar, pode não ser tão bacana. Mas faça isso várias e várias vezes. No nosso trabalho, não é diferente. Afinal, ninguém nasce sabendo de nada!

Vejo muitas pessoas desistindo no primeiro ano, após tentativas frustradas e de insucesso. Que bom seria se tudo desse certo de primeira. Mas as coisas não são assim. Eu tenho só três anos como empreendedora. Pouco tempo, eu sei. Mas, até agora, foram inúmeras coisas que não aconteceram como eu imaginava nesse período, inúmeros perrengues e muita gente torcendo contra. Sim, contra. Triste, né? Mas é uma realidade também. Isso me faz querer desistir? Às vezes, dá um aperto, mas sempre encontro motivação pra continuar. Como disse a Lady Gaga ao ganhar o Oscar: “não é sobre ganhar, é sobre não desistir”.

Aprenda a reagir após algo não dar certo. Aprenda a continuar andando. Se você persistir, se você colocar seu coração, uma hora dá certo! Não desista na primeira, na segunda ou na terceira tentativa. Continue aprendendo com as falhas, continue estudando sobre o seu negócio e veja como melhorar. Mas não desista. Acredite em você, acredite no que você faz e siga, mesmo que seja contra a maré. #unidosdapersistência sempre. Caminhe em direção ao que você acredita! Evolua nesse caminho. Aprenda com as falhas. E lembre-se de que a motivação não aparece do nada, ela precisa de você pra acontecer todos os dias.

Quer receber um material bacana e que realmente te ajude na geração de conteúdo nas redes sociais?

Cadastre seu e-mail {e óh, fica tranquilo, a gente só manda o que gostaria de receber também. Respeitamos o seu espaço}.