É um saco ter que escolher fazer uma coisa ou outra na vida! Tipo: cantar ou trabalhar, fazer teatro ou ser jornalista? Trabalhar com marketing ou com plantação de mudas orgânicas? Lidar com ‘ou isso ou aquilo’ sempre foi uma dificuldade pra mim. Eu sempre quis tudo ao mesmo tempo! Afinal, por que escolher uma coisa se sei que consigo fazer mais? Por que viver fazendo só uma coisa se tantas outras me trazem felicidade? Por que eu não posso explorar tudo que acho que devo?

Isso sempre me perturbou. A minha antiga vida se resumia em escolher entre uma coisa e outra.

Eu também nunca me identifiquei com uma única profissão. Fiz jornalismo, me especializei em marketing digital, trabalhei anos com branding e conteúdo para marcas, mas ainda tenho inúmeras outras paixões, como a psicanálise e a natureza.

O engraçado é que tenho a sensação de que quando digo tudo que sou as pessoas acham quase impossível, até mesmo pela minha idade.

Vamos lá: sou jornalista, especialista em marketing digital, crossfitter, palestrante, escritora, apresentadora, pesquisadora, empreendedora, amante de séries, amante de jogos de cartas (rs), leitora compulsiva, ótima ouvinte… Ah, também adoro plantar e tenho muita habilidade com a terra =) e depois de me apresentar, eu já ouvi coisas do tipo: “ok, mas o que de fato você faz bem?”… Pois é!

E eu sou apaixonada por tudo isso, gente E acho que me saio bem nessas coisas todas.

Essa é a questão: somos MULTIPOTENCIAIS por natureza! Eu, você e qualquer outra pessoa temos INÚMERAS HABILIDADES. Estou destacando mesmo porque sei que você faz bem muitas coisas.

E sabe o melhor de tudo? A gente não tem que escolher entre uma coisa e outra. Porque somos um canivete suíço! Literalmente =) Todas as suas habilidades te ajudam a ser quem você é Acho tão lindo isso.

Você é como uma colcha de retalhos: tudo que você vive e viveu faz parte do seu capital humano e criativo. Esse mix de habilidades que você tem é o que faz de você uma pessoa especial. E essas habilidades – que a gente nem percebe no dia a dia – faz de nós pessoas únicas. Pense agora na sua infância, na sua adolescência, no seu tempo de facul… O que você fazia bem? No que você se destacava?

PONTOS IMPORTANTES DA SUA VIDA

Sério, já parou pra pensar desde quando você era pequeno em tudo que você já fez? Montar sua linha do tempo vai te ajudar a descobrir quais são suas habilidades. Olha só, como exemplo, vou colocar aqui a minha:

MINHA VIDA

Participava de tudo na escola
Ou seja, desde pequena curtia me conectar com outras pessoas e era bem comunicativa e sem vergonha mesmo, rs.

Aos 18 anos, sai de casa
Precisei de coragem pra isso, pois foi sem o apoio da minha família. Isso me mostrou o quanto eu era decidida.

Fui trabalhar com vendas
Atendia em uma loja de calçados. E óh, eu era boa vendedora porque me comunicava bem.

Quando entrei na faculdade, me destaquei muito rapidamente
Era bem dedicada mesmo e isso resultou em muitas conquistas acadêmicas. Me mostrou que se começo algo vou até o fim. Tenho a necessidade de concretizar.

Fui presidente por 2 vezes do Diretório Acadêmico de Comunicação
Descobri que liderar é uma forte habilidade.

Trabalhei em 3 locais ao mesmo tempo
Eu dependida 100% do meu trabalho para me sustentar. Então, tinha que ser produtiva para conseguir dar conta de pagar república, faculdade… Aqui, entendi o quanto eu tinha que ser responsável e que saber planejar era uma habilidade indispensável.

Desenvolvi 2 projetos de pesquisa
Uma das minhas vontades na vida é ser professora. E comecei a dar início nesse processo quando comecei a pesquisar. Percebi o quanto eu era boa com interpretação de textos, com a organização da leitura.

Morei em república com mais de 4 pessoas
Aprendi muito sobre respeitar o espaço do outro, sobre se colocar no lugar do outro, sobre respeito e empatia. Foi um autoconhecimento gigantesco.

Fiz teatro
Descobri que AMO palco. Falar em alto e bom som tá no meu sangue mesmo. Não sou nem um pouco tímida.

Tive um fanzine de música independente
Pois é =) Amo música, adoro estar em festivais e super curto escrever: uni tudo isso em um fanzine independente.

Me especializei em Marketing Digital
Descobri que adoro produzir conteúdo e pensar estrategicamente.

Abri minha empresa
Ainda estou aprendendo por aqui, rs.

Mas, poxa, pra quem tem 30 anos já descobri um bocado de coisas, né? Com você é assim também, sua lista deve ser tão grande quanto. Quais foram os momentos que te ensinaram algo? Que demonstraram que você tem certas habilidades?

Coloca no papel aí tudo que você já fez, liste o que você faz bem! Vale de tudo: ser mãe, ser pai, saber cozinhar bem, ser boa com organização, aquele curso de dança que você fez… Tudo que te mostrar um aprendizado vale!

TED Talks “Seja Um Canivete Suíço”

Se você quer mesmo empreender, se você quer mesmo entender como viver do que você ama, você precisa assistir esse vídeo da Rafa Cappai, uma das pessoas mais phodas que eu já conheci. O vídeo ‘Seja um Canivete Suíço’ toca o meu coração <3 e eu sei que vai tocar o seu também. Se dê a oportunidade de assistir porque vale a pena mesmo.

DECOLA LAB

Queria te dizer que já estão abertas as inscrições para o Decola! LAB, uma escola online que vai te ajudar a empreender de forma diferente {independente do seu tipo de negócio} e te ensinar a viver fazendo o que você ama <3 O #DeclalaLAB é um programa online de 10 semanas que mudou a minha vida, me fez descobrir meu lugar no mundo e fazer a Litlle nascer. Foi lá que entendi o que é ser um canivete suíço e como isso é bom

EXPEDIÇÃO DE RECONHECIMENTO

Se você se identificou com tudo até agora, aproveita pra fazer – free – a expedição de reconhecimento que a Rafa já liberou. É uma introdução ao Decola Lab e também uma forma de saber se esse curso é pra você. São 5 episódios e nesse primeiro ela fala o que tá acontecendo no mundo e como você pode fazer parte dessas mudanças.

Clique aqui para ter acesso

eu quero 🙂

.: Mas ó, se liga porque o curso introdutório gratuito ao Decola! LAB só fica no ar até essa sexta-feira!

.: Essa é a única turma de 2017 do programa, depois só em 2018.

.: As inscrições ficam abertas por pouco tempo, só até o dia 03 de maio, às 23h59.

PARA SABER TUDO SOBRE O DECOLA! LAB

Basta clicar aqui

Se você entrar no curso desse ano, me conta

Beijo no core, Ká.

Quer receber um material bacana e que realmente te ajude na geração de conteúdo nas redes sociais?

Cadastre seu e-mail {e óh, fica tranquilo, a gente só manda o que gostaria de receber também. Respeitamos o seu espaço}.